HISTÓRIAS DE NOSSOS CLIENTES

O logo da UBEC - União Brasileira de Educação Católica
Serviço de Nuvem | Modern Work

Com a Brasoftware, a associação adquiriu quase 28 mil licenças do Citrix Virtual Apps & Desktops.

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) migrou seu ambiente de trabalho digital para a nuvem por meio do Citrix Virtual Apps & Desktops em projeto implementado pela Brasoftware, uma das maiores integradoras de TI do país.

A associação já utilizava soluções on premise da Citrix para promover recursos de virtualização ao seu ecossistema e, recentemente, a nova implantação foi iniciada no Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais (UniLeste), abrangendo o ambiente acadêmico com o Thin Clients.

A solução começou a funcionar no primeiro trimestre de 2021 e foi adotada em mais 10 unidades de missão do grupo, inclusive em outros estados, nos portais acadêmicos e administrativos.

Agora, os usuários dos sistemas da organização podem acessar ferramentas e aplicações em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

“Estamos falando de licenças Citrix que abrangem o total de quase 28 mil usuários. Todo nosso ambiente administrativo e acadêmico rodando em Citrix foi fundamental para garantir o acesso à rede do grupo com segurança e tranquilidade”, afirma Eduardo Oliveira e Silva, coordenador de infraestrutura do grupo UBEC.

Para mover a plataforma de gerenciamento para a nuvem da fabricante, foi criado um ambiente de nuvem com o Citrix Application Delivery.

Após a migração, a instituição observou melhora da estabilidade e performance do ambiente digital. Antes, os usuários enfrentavam problemas que, por vezes, duravam dias e dificultavam, principalmente, o funcionamento do ERP.

“Hoje, temos um ambiente mais consolidado e estável, resultando em um enorme ganho de produtividade, com recursos de controle dos acessos e gestão centralizada de todo ambiente, algo importante para continuidade dos negócios”, conta Silva.

Em termos de segurança, a Citrix destaca uma camada extra de proteção para cerca de 60 sistemas internos. Eles acionam portas e domínios distintos para reduzir as chances de ataques.

Segundo a empresa, a tecnologia anterior usada para acesso remoto aos dados e às aplicações não possibilitava o bloqueio de transferência de arquivos, o que era inadequado no que se refere à gestão de riscos.

Hoje, quando o usuário abre o app, caso ele não tenha um antivírus, a proteção da própria UBEC já é emulada na máquina, criando uma barreira entre a residência dele e o ambiente da instituição.

Todo tráfego é autenticado, então não há a possibilidade de navegação sem usuário e senha previamente autorizados. Além disso, existe o controle com firewall de todo acesso com Citrix, independentemente de onde o trabalho seja feito.

Todo nosso ambiente administrativo e acadêmico rodando em Citrix foi fundamental para garantir o acesso à rede do grupo com segurança e tranquilidade.

Outro recurso é o salvamento da área de trabalho do usuário, que permite ao colaborador usar o dispositivo quando estiver no escritório ou em casa, com equipamentos pessoais ou cedidos pela instituição.

A empresa ainda destaca a qualidade e alto desempenho para suportar aplicações mais robustas, como AutoCAD ou Eclipse, e um parque atualizado com cerca de cinco mil equipamentos físicos, além de 1,5 mil em laboratórios.

Outros benefícios citados foram rapidez e facilidade de acesso, bem como economia de até 87% no upgrade e aquisição de computadores.

“É uma grande satisfação fazer parte de um projeto que impactou de forma positiva a experiência de milhares de estudantes e professores. Temos com a UBEC e com a Brasoftware uma parceria de longa data”, destaca Luciana Pinheiro, diretora de vendas da Citrix Brasil.

A americana Citrix foi criada em 1989 e tem 400 mil clientes com 100 milhões de usuários em mais de 100 países, incluindo 98% das empresas da Fortune 500.

Fundada em 1987 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a Brasoftware trabalha com uma longa lista de fornecedores, incluindo Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Broadcom, Arcserve, Corel, e ForcePoint.

Em 2020, a companhia obteve o faturamento de R$ 1,9 bilhão, alta de 34% frente aos resultados do ano anterior.

Entre os seus clientes, estão nomes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton e Serasa Experian.

Já a UBEC se define como uma associação civil, religiosa de direito privado e de caráter assistencial, educacional e filantrópico. Em atuação desde 1972, administra 10 instituições de ensino, entre elas a Universidade Católica de Brasília.

O grupo reúne mais de 20 mil alunos, desde a educação básica até o ensino superior, distribuídos em nove unidades de ensino presencial e 85 polos de educação a distância espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e Japão.