Com a pandemia, muitas empresas aceleraram o seu processo de transformação digital, e com a área do Direito não foi diferente. Há 20 anos, a MP 2.200-2, regulamentou a assinatura eletrônica no Brasil, mas várias companhias não haviam adotado esses recursos para agilizar os seus processos. O senso de urgência causado pela Covid-19, levou à PK Advogados, que atua no mercado de direito digital e empresarial, a adotar o Adobe Sign, com a Brasoftware, um dos principais provedores de tecnologia do mercado.
Desde o ano passado, o serviço de assinatura eletrônica Adobe Sign tem contribuído para a economia de tempo, com processos mais produtivos que os antigos fluxos de papéis. “Um documento que todos os nossos 50 associados precisavam assinar em pleno home-office se tornou ainda mais complexo, custoso e demorado, uma vez que o portador precisava levar um mesmo documento para 50 endereços diferentes.
Isso significa que a empresa levava mais de duas semanas para obter todas as assinaturas necessárias. "Com o Adobe Sign, conseguimos digitalizar a gestão desse fluxo, reduzindo esse tempo para horas”, comenta Hélio Moraes, sócio de consultoria empresarial da PK Advogados.
De acordo com a empresa, a diminuição de custos e a maior segurança gerada pelo projeto foram outros ganhos importantes: “um documento físico simples que recebe apenas duas assinaturas com necessidade de cartório e motoboy, por exemplo, custa em média R$ 130,00, contra um valor pelo menos sete vezes menor no digital. Além disso, os riscos no digital são praticamente nulos. O sistema eletrônico traz um rastreamento digital e há a possibilidade de armazenamento na nuvem”, pontua Moraes.
Erica Dal Bello, da Brasoftware detalha que, além da segurança em comparação com a gestão e armazenamento de papéis, há também a facilidade do uso da ferramenta: ”A implementação do Adobe Sign é fácil e intuitiva, e por isso, muito rápida. É possível integrar essa solução com outras plataformas que o cliente já usa, como por exemplo, o Teams, trazendo, além de agilidade, um controle centralizado e um processo 100% alinhado com as novas políticas de segurança de dados e privacidade, impostas pela LGPD”.
Com a ferramenta, também é possível identificar em qual estágio de aprovação o documento se encontra, apontando os possíveis gargalos e permitindo que as cobranças sejam direcionadas aos profissionais responsáveis.
De acordo com a empresa, a ferramenta permite que os documentos sejam padronizados com templates previamente formatados, onde é possível integrá-los com o sistema de ERP da companhia: “A Adobe tem parcerias com diversos fabricantes e, por isso, as integrações são nativas. É possível, por exemplo, ativar o Adobe Sign dentro do Dynamics 365, ou ainda, no Teams com fluxos de trabalho 100% digitais. O serviço de assinatura eletrônica trouxe uma nova realidade em termos de agilidade e governança para nós e para diversos clientes onde temos ajudado na ampliação de seus processos de transformação digital”, pontua Amanda.
Clientes dos mais diversos perfis, incluindo instituições de ensino, órgãos públicos, varejistas, entre outros, também adotaram a ferramenta e já estão colhendo benefícios. “O modelo de trabalho remoto, acelerado pela pandemia, fez com que a necessidade de digitalização de processos fosse uma verdade, e nós da Adobe vimos o Sign sendo um catalisador para acelerar e ajudar empresas e instituições em atividades do dia a dia e grandes processos. Os projetos com Adobe Sign na Brasoftware cresceram mais de 300% e temos a certeza de que a nossa solução poderá ajudar muitas outras novas empresas”, afirma o senior channel manager da Adobe Document Cloud no Brasil, Eduardo Jordão.