HISTÓRIAS DE NOSSOS CLIENTES

O logo da PKAdvogados
Adobe Sign | Serviços

Brasoftware implanta Adobe Sign na PK Advogados.

Com a pandemia, muitas empresas aceleraram o seu processo de transformação digital, e com a área do Direito não foi diferente. Há 20 anos, a MP 2.200-2, regulamentou a assinatura eletrônica no Brasil, mas várias companhias não haviam adotado esses recursos para agilizar os seus processos. O senso de urgência causado pela Covid-19, levou à PK Advogados, que atua no mercado de direito digital e empresarial, a adotar o Adobe Sign, com a Brasoftware, um dos principais provedores de tecnologia do mercado.

Desde o ano passado, o serviço de assinatura eletrônica Adobe Sign tem contribuído para a economia de tempo, com processos mais produtivos que os antigos fluxos de papéis. “Um documento que todos os nossos 50 associados precisavam assinar em pleno home-office se tornou ainda mais complexo, custoso e demorado, uma vez que o portador precisava levar um mesmo documento para 50 endereços diferentes.

Com o Adobe Sign, conseguimos digitalizar a gestão desse fluxo, reduzindo esse tempo para horas.


O logo do Adobe Sign

Isso significa que a empresa levava mais de duas semanas para obter todas as assinaturas necessárias. "Com o Adobe Sign, conseguimos digitalizar a gestão desse fluxo, reduzindo esse tempo para horas”, comenta Hélio Moraes, sócio de consultoria empresarial da PK Advogados.

De acordo com a empresa, a diminuição de custos e a maior segurança gerada pelo projeto foram outros ganhos importantes: “um documento físico simples que recebe apenas duas assinaturas com necessidade de cartório e motoboy, por exemplo, custa em média R$ 130,00, contra um valor pelo menos sete vezes menor no digital. Além disso, os riscos no digital são praticamente nulos. O sistema eletrônico traz um rastreamento digital e há a possibilidade de armazenamento na nuvem”, pontua Moraes.

Erica Dal Bello, da Brasoftware detalha que, além da segurança em comparação com a gestão e armazenamento de papéis, há também a facilidade do uso da ferramenta: ”A implementação do Adobe Sign é fácil e intuitiva, e por isso, muito rápida. É possível integrar essa solução com outras plataformas que o cliente já usa, como por exemplo, o Teams, trazendo, além de agilidade, um controle centralizado e um processo 100% alinhado com as novas políticas de segurança de dados e privacidade, impostas pela LGPD”.

Com a ferramenta, também é possível identificar em qual estágio de aprovação o documento se encontra, apontando os possíveis gargalos e permitindo que as cobranças sejam direcionadas aos profissionais responsáveis.

De acordo com a empresa, a ferramenta permite que os documentos sejam padronizados com templates previamente formatados, onde é possível integrá-los com o sistema de ERP da companhia: “A Adobe tem parcerias com diversos fabricantes e, por isso, as integrações são nativas. É possível, por exemplo, ativar o Adobe Sign dentro do Dynamics 365, ou ainda, no Teams com fluxos de trabalho 100% digitais. O serviço de assinatura eletrônica trouxe uma nova realidade em termos de agilidade e governança para nós e para diversos clientes onde temos ajudado na ampliação de seus processos de transformação digital”, pontua Amanda.

É possível, por exemplo, ativar o Adobe Sign dentro do Dynamics 365, ou ainda, no Teams com fluxos de trabalho 100% digitais.


O logo da Microsoft


Clientes dos mais diversos perfis, incluindo instituições de ensino, órgãos públicos, varejistas, entre outros, também adotaram a ferramenta e já estão colhendo benefícios. “O modelo de trabalho remoto, acelerado pela pandemia, fez com que a necessidade de digitalização de processos fosse uma verdade, e nós da Adobe vimos o Sign sendo um catalisador para acelerar e ajudar empresas e instituições em atividades do dia a dia e grandes processos. Os projetos com Adobe Sign na Brasoftware cresceram mais de 300% e temos a certeza de que a nossa solução poderá ajudar muitas outras novas empresas”, afirma o senior channel manager da Adobe Document Cloud no Brasil, Eduardo Jordão.