HISTÓRIAS DE NOSSOS CLIENTES

O logo da CBTU
Serviço de Nuvem | Engenharia | Serviços

Autodesk e CBTU: uma profunda transformação digital em projetos e processos.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é uma empresa pública, federal, ligada ao Ministério das Cidades e com superintendências que atuam em alguns estados do Brasil. Com administração central em Brasília (DF), a CBTU conta com superintendências em Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN) e atua no transporte de passageiros sobre trilhos, metrô e VLT.

Como qualquer empresa dessa natureza, a CBTU sempre Analisa e executa propostas de novos traçados – atualmente, existem 12 em andamento, sendo que a companhia elegeu seis traçados de linhas completamente novas ou prolongamento de linhas já existentes, aumentando a oferta de transporte aos passageiros que usam diariamente os serviços de transporte públicos geridos pela CBTU.

Entretanto, conceber e executar tais projetos pode se tornar um verdadeiro desafio, principalmente quando os traçados passam por regiões com importância histórica, como é o caso da ligação entre Recife e Olinda, cidades com características especiais, repletas de edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que, por isso, demandam cuidados especiais. Sendo assim, cabe à CBTU projetar linhas que utilizem modais diferenciados (como um trem com alimentação por rede aérea, por exemplo) para atender a essa demanda, o que só é possível se houver um rigor na concepção dos projetos. É aqui que a CBTU conta com o apoio da Brasoftware para aproveitar o que há de melhor das soluções Autodesk, como Revit, Civil 3D e AutoCAD, que são fundamentais para o fluxo interno e burocrático da companhia, que no caso de novos projetos requer primeiro a realização e apresentação da planta para, depois, proceder a captação de recursos necessários à sua execução, e também para o que chama de “demanda interna de edificações”, tais como reformas e estudos de viabilização – tanto administrativos, quanto para o preparo de infraestrutura das estações.

Proximidade com a Brasoftware impacta positivamente na produtividade.

Atualmente, a CBTU conta com 22 licenças ativas, e deseja expandir o uso das soluções Autodesk para as áreas de orçamento e de compatibilização de obras. A utilização atual das ferramentas se dá na Gerência de Obras da CBTU Superintendência do Recife (GIOBR), onde há uma intenção e potencial de expansão do BIM para as Gerências de Operação (GIOPE) e Gerência de Manutenção (GIMAN) na Superintendência do Recife, de modo a completar o ciclo de vida do empreendimento entre Projeto, Operação e Manutenção.

Também existe o plano de utilizar as ferramentas para ajudar no acompanhamento de processos, promovendo uma integração que visa aumentar o detalhamento e a transparência, bem como de integrar as mais diversas áreas para facilitar a construção dos projetos.

Em outras palavras, isso significa que a companhia está buscando promover a transformação digital sob o padrão Autodesk, como outras empresas do gênero no Brasil e no mundo, elevando ainda mais a qualidade dos projetos e, consequentemente, dos serviços prestados a toda a população.

A CBTU está satisfeita com as soluções Autodesk, que atendem bem as equipes de projetos que são multidisciplinares, já que envolvem arquitetos, técnicos da área elétrica, hidráulica, topografia e engenheiros de transporte. Para atender a todo este público interno e levar conhecimento e atualizações a todos, a Brasoftware realizou vários workshops em parceria com a CBTU tendo como ponto de partida necessidades específicas apontadas pela companhia. Essa proximidade promoveu avanços significativos nos projetos apresentados às mais diversas áreas da CBTU. Seja uma restauração, uma recuperação, uma ampliação ou um insight de inovação, o fato é que as soluções Autodesk agregam muita qualidade aos projetos da CBTU. Na prática, quem mais sai ganhando é usuário final, que recebe um transporte público bem estruturado e concebido para atender às demandas de toda a comunidade.