Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Microsoft VIVA

Como engajar colaboradores a partir de insights comportamentais


Preocupar-se com o bem-estar dos colaboradores tem sido indispensável para empresas que buscam reter talentos. Há poucos dias, uma matéria da Revista Exame dizia: RH de 2023 cuida de saúde mental e qualidade de vida. O texto falava da importância de entender e aplicar estratégias eficientes para o desenvolvimento das empresas e engajamento dos colaboradores no novo cenário que se apresentou.

Faz todo sentido. Com a pandemia de Covid-19 as organizações tiveram de se adaptar rapidamente ao modelo de trabalho híbrido e remoto, e equilibrar produtividade e bem-estar tornou-se um grande desafio. Foi nesse contexto que nasceu o Microsoft Viva – a primeira plataforma tecnológica do mundo focada na experiência do colaborador. O Microsoft Viva possui quatro módulos, mas hoje quero falar de um, especificamente: o Insigths do Viva, que tem foco na produtividade e bem-estar dos usuários, e produz informações e recomendações baseadas em dados e protegidas pela privacidade – tudo dentro do Microsoft Teams.

São vários os benefícios para a empresa e seus profissionais. É possível, por exemplo, programar um tempo de foco para trabalhar sem interrupções (já que notificações não serão mostradas). Com o trabalho remoto, já não há a ação de fechar o note, colocar na mochila e ir do trabalho pra casa. Por isso, o Insigths permite programar o deslocamento virtual, uma forma de incentivar que os colaboradores encerrem o dia de maneira consciente, mesmo dentro do ambiente home office.

No painel de resumo semestral, cada indivíduo pode descobrir tendências de como gastou o seu tempo nas últimas quatro semanas e identificar oportunidades para melhorar seu foco, sua rede e a sua colaboração. É possível ainda elogiar colegas, demostrar gratidão e registrar como está se sentindo durante um determinado dia ou semana. Pausas para respiração também estão disponíveis e os funcionários podem usufruir de experiências de meditação e atenção plena, já que o Insights se integra ao aplicativo Headspace.

Poucos sabem que alguns recursos de experiência do funcionário estão inclusos nos planos do Microsoft 365 e Office 365 para grandes empresas. É só começar a usar. Agora, empresas que querem ir ainda mais longe e fazer o melhor uso do Insigths do Viva, podem adquirir o licenciamento para líderes e gerentes, que irá permitir visibilidade dos padrões de trabalho de todo o time, e que podem levar a esgotamento e estresse (como horas trabalhadas fora do expediente, sobrecarga de reuniões ou pouco tempo de foco).

Os insights para líderes e gerentes os capacitam a identificar oportunidades para melhorar o bem-estar, o compromisso e a eficácia em toda a organização. É possível, por exemplo, há quanto tempo o líder não conversa diretamente com cada um de seus colaboradores, bem como receber dicas de como aumentar o engajamento do time.

O aplicativo de insights avançados fornece insights sem precedentes sobre como as pessoas passam seu tempo e com quem passam. Esses insights permitem impulsionar estratégias para vendas, envolvimento de funcionários e iniciativas de produtividade.

É sempre importante lembrar: sem pessoas não há empresas. Por isso, organizações cientes dos padrões de trabalho de seus funcionários e da importância de investir em um ambiente saudável estão, na verdade, plantando a semente de um futuro mais próspero: com profissionais capazes de se desenvolver, entregar o seu melhor e, consequentemente, trazer resultados para o negócio.

Escrito por Milena de Almeida, Customer Success Specialist, com foco em Modern Work, da Brasoftware.



 


Entre em contato