Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Microsoft VIVA

A importância do Microsoft Viva num mercado de trabalho saturado


No primeiro semestre de 2021 a Microsoft surpreendeu o mercado anunciando o lançamento da primeira plataforma tecnológica focada na experiência do colaborador do mundo!

Experiência do colaborador (ou EX – employee experience) já era discutido no mercando, sendo que estima-se que empresas investem cerca de $300bi em benefícios que melhorem a passagem de colaboradores por suas empresas, mas diante do cenário da pandemia onde tivemos que lidar com o trabalho remoto e hibrido, as empresas de um modo geral tiveram que se reinventar para reter seus talentos, e a preocupação de bem-estar no trabalho aumentou, e pelo conjunto de todos esses fatores a Microsoft anuncia o Microsoft Viva, a experiência do colaborador agora é digital.


Mas afinal, o que é uma plataforma de experiência do colaborador? E como isso vai ajudar colaboradores saturados?

O Microsoft Viva assume o papel eletrônico da EX. O que já é um ótimo pontapé para que as companhias que ainda não começaram a falar sobre o tema, possam enfim começar.

Ele tem 4 módulos iniciais (e um adicional anunciado no Inspire):


Connections

O primeiro dele é o Connections, e seu foco é criar a conexão entre os colaboradores da organização, o que de fato pode transformar o acolhimento de um novo integrante dentro da empresa, todos nós fomos impactados pela pandemia, isso é um fato, mas imagine ser ‘novo de casa’ e não ter ‘conexão’ seus colegas de time?

O Connections encurta esse enorme espaço criado pelo Home Office, com o uso de inteligência artificial ele traz ao colaborador através de um feed num site SharePoint os temas que mais tem ‘conexão’ com o usuário. E é nesse momento, que a parte tecnológica do acolhimento do acontece!

Mas vale lembrar que seu foco não é apenas para novos colaboradores, até porque cerca de 60% dos colaboradores se sentiram desconectados do seu time desde o início da pandemia e a vinda do home office total. O número expressivo é de se preocupar, visto que colaboradores menos engajados dentro de uma organização tem mais chances de deixar seus cargos.


Insights do Viva

E sobre o bem-estar ?

Pensando na saúde mental e bem-estar dos usuários, o Viva traz um módulo focado nisso, o Insights. A partir de uma simples configuração do usuário + IA, a aplicação traz informações extremamente relevantes sobre o comportamento do colaborador, como humor, agenda de elogios e uma função extremamente importante de deslocamento virtual. É claro que a ferramenta está se atualizando todos os dias, mas é um ponto de atenção aqui para pensarmos mais em nossa saúde mental.


Tópicos do Viva

Você sabia que os colaboradores podem acabar perdendo até 1 hora procurando ou recriando informações ?

Os fatores que causam isso, podem ser variados:

  • Usar mais de uma plataforma de produtividade
  • Falta de clareza na organização de documentos
  • Centralização da criação de documentos em nível de usuário (concentrar tudo em um drive por exemplo, OneDrive, Google Drive, e não efetuar as devidas configurações de compartilhamento)

E é pensando nisso que a Microsoft traz os Tópicos do Viva (ou Viva Topics) que com inteligência artificial trabalha organizando informações sobre projetos, temas importantes e outros, de fácil acesso e organização. Tudo fica concentrado a partir do nome ou sinônimos de projeto, evitando assim a recriação ou até mesmo e o tempo investido para encontrar a informação.


Aprendizagem do Viva

94% dos colaboradores dizem que ficariam mais tempo em uma empresa se investissem em seu aprendizado e desenvolvimento, esse dado já fala por si só.

Pensando nisso a Microsoft inclui em sua solução o Viva Learning (ou aprendizagem do viva) que é a plataforma de treinamentos e cursos inteiramente acessados pelo Microsoft Teams, o que deixa o processo de aprendizagem bem mais fácil.


Conclusão

O fascinante da solução é o fato de poder trazer à tona uma discussão extremamente importante. Afinal, o comportamento do mercado muda todos os dias, as necessidades também, enquanto organização é necessário flexibilizar o modelo de trabalho, acolher e investir nos colaboradores, caso a organização não mude o colaborador muda de organização, simples assim, sem crise, tabus, ou pensar demais.

O Viva apenas nos relembrou de cuidar do bem mais importante que temos dentro da empresa: as pessoas. Obrigada Viva.



 


Entre em contato