Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

10 passos para adotar a metodologia BIM em seus projetos


O BIM é uma metodologia de projeto que envolve mais do que a adoção de novos softwares, pois requer uma revisão de todo o processo de projeto que se inicia bem antes do licenciamento.

Quem ainda não sabe por onde começar pode se sentir perdido entre ferramentas, siglas, conceitos ou mesmo quais os benefícios serão observados no decorrer da implantação.

Pensando nessas dúvidas, compilamos alguns dos principais passos e pontos de atenção que devem ser tomados nesse processo. Veja se conhece todos eles e se está pronto para considerar essa transformação em sua empresa

Defina o seu ponto de partida e comece daí

Parece óbvio, começar de onde se encontra, mas o que pode ocorrer, na empolgação/pressa da mudança, que alguns passos importantes sejam pulados durante a implantação. Como o BIM é uma metodologia, é possível adequar as ferramentas, os processos ao seu projeto e não o contrário. Estabeleça suas metas, suas expectativas e percorra um caminho assertivo para não acabar frustrado.

Monte a sua equipe

Os três pilares do BIM são a Tecnologia, os Processos e as Pessoas. Engaje. em nível gerencial, quem entende da metodologia para trazer as mudanças de cima pra baixo. Crie uma equipe de profissionais com perfil dinâmico para receber treinamentos e atuarem como um núcleo de inovação tecnológico. Gerentes, engenheiros e arquitetos são bem-vindos desde o primeiro momento para que o diagnóstico dos processos e a sua transformação considere cada colaborador e a sua contribuição no projeto.

Trace seu plano

Com a decisão tomada, tenha uma estratégia clara para concretizar essa mudança. Uma ajuda consultiva aqui pode acelerar muito o processo. Uma etapa fundamental dessa transformação é realizar um diagnóstico completo dos seus processos para identificar os principais pontos de atenção, as deficiências e os maiores desafios para a sua empresa. Com um plano traçado você não corre o risco de se distrair com atividades que não agregam valor ao seu projeto e o retorno do investimento é potencializado.

Escolha seu software

A escolha do software é fundamental. A adoção de diversas tecnologias, se não estiverem conectadas, podem trazer mais problemas do que soluções criando silos de informações. A palavra-chave aqui é interoperabilidade, que define essa troca livre de informação de projeto entre as diversas disciplinas e os demais interessados. Um conjunto de software de grande abrangência no mercado, com uma extensa comunidade de usuários e desenvolvedores garante o sucesso na adoção de tecnologia. A AEC Collection da Autodesk é um dos principais produtos do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção e oferece todas as ferramentas de projeto em um lugar só, trabalhando em um mesmo ambiente de projeto favorecendo o melhor desenvolvimento do seu trabalho.

Busque capacitação

Retomamos aqui aos pilares do BIM: Tecnologia, Processos e Pessoas. Se você já possui a equipe ideal para esse desafio, não deixe de investir em capacitação nas ferramentas. Existe muito material disponível (e até gratuito) para o aprendizado, mas a qualidade pode ser duvidosa e causar uma enorme perda de tempo. Se você já tem a ferramenta correta para o trabalho, treinamento no uso e consultoria para os processos são a chave para obter o retorno do investimento

Aprenda projetando

Um erro comum é buscar o aprendizado antes mesmo de ter as ferramentas, ou buscar capacitação com um escopo que não está necessariamente preparado para os eu negócio. É na prática que os conhecimentos e processos farão diferença. O desenvolvimento de um projeto piloto é um passo fundamental para solidificar o investimento em ferramentas e capacitação.

Diferencie os colaboradores

Por se tratar de uma transformação inovadora de tecnologia, é importante que os colaboradores estejam abertos para mudanças e tenham a curiosidade e entusiasmo para a adoção do BIM. Busque os colaboradores com visão arrojada para liderarem a transformação em cada disciplina, em cada nível hierárquico. Todos no mesmo barco farão a maior diferença na transformação de sua companhia.

Adeque os seus processos

Após ter seu diagnóstico completo, conhecimento das ferramentas e do que elas são capazes de realizar, então é hora de adequar os seus processos para facilitar a adoção da metodologia. Ao se desapegar da “maneira antiga” para adotar os processos em BIM você utiliza todo o potencial dos softwares e de todo o conhecimento adquirido para elaborar projetos mais assertivos, em menos tempo e com um menor custo.

Sim, você já tem os seus padrões, mas torne fácil a mudança permitindo que algumas alterações liberem todo o potencial do BIM nos seus projetos.

Trabalhe com a comunicação

Focamos sempre na informação (o “I” do BIM) que agregamos aos nossos modelos, mas lembre-se que uma boa parte da informação do projeto é representada pela comunicação entre todas as partes, e para isso as ferramentas BIM Autodesk oferecem um canal extenso de comunicação entre os interessados. Liberte-se do e-mail para troca de arquivos e informações de projeto.

Invista em hardware

Por fim, não trave (literalmente) as suas ferramentas com computadores inadequados, avalie a sua infraestrutura para que projetarem a toda velocidade. As ferramentas mais modernas

desenvolvidas para lidar com modelos 3D e toda a informação agregada requerem um equipamento moderno também e proporcionalmente poderoso.

Tenha em mente que o investimento em computadores com maior capacidade potencializa ainda mais as capacidades das ferramentas e torna ainda mais interessante o retorno do investimento.

Enfim, tome como referência esses passos, mas saiba que não existe uma fórmula pronta, busque as melhores ferramentas e consulte profissionais qualificados para acompanhar essa transformação.

A Brasoftware conta com uma equipe de consultores pronta para atender às mais variadas demandas, não importa o tamanho da sua empresa.



 


Entre em contato