Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Ganho de produtividade com o BIM 360


EXTRAINDO O MÁXIMO DAS SOLUÇÕES AUTODESK
Em tempos em que o trabalho remoto ganha espaço no mercado de trabalho, ferramentas que extraem o melhor da tecnologia em nuvem se somam às soluções de projeto da indústria de Arquitetura e Construção.

Quando a virtualização do espaço físico do escritório permite ainda ganhos de produtividade, conectando equipes como não acontecia antes, temos então um potencial de ganho em diversas áreas de produção, seja na equipe de projeto, na coordenação, no canteiro de obras ou mesmo na operação de um empreendimento, seja imobiliário ou de infraestrutura.

Um projeto consiste na agregação de informações desde a sua concepção, até o final da construção e quando falamos na metodologia BIM a comunicação se torna mais importante para garantir que essa informação não se perca ou que chegue da maneira mais rápida a quem precisa.

Até algum tempo atrás a maneira convencional de se projetar exigia que cada colaborador trabalhasse de maneira independente e os ciclos de compatibilização só ocorriam quando as disciplinas já estavam com seus projetos praticamente prontos. Era nessa etapa de compatibilização em que ocorriam duas coisas: Encontravam-se inconsistências de projeto entre as disciplinas, interferências entre sistemas, ou essas inconsistências passavam desapercebidas pela verificação até que no momento da execução, na obra, tinham que ser contornadas perdendo dias de trabalho e materiais consumidos na reconstrução.

A possibilidade de se trabalhar de maneira colaborativa é uma das grandes vantagens dessa metodologia. As equipes projetam em um modelo único, ou como podemos chamar, a verdade única de projeto, todos ao mesmo tempo em suas respectivas estações de trabalho. A coordenação do projeto tem visibilidade a todo instante dos avanços no projeto e pode verificar, quando necessário, a compatibilidade e a presença de interferências entre os modelos das diversas disciplinas. Esse método de trabalho praticamente elimina os erros de projeto que serão descobertos apenas na obra, pois as ferramentas de visualização permitem também que se navegue pelo empreendimento antes mesmo de sua construção.

A plataforma BIM 360 é uma ferramenta baseada na nuvem, composta por 7 módulos, que são:
BIM 360 Docs
BIM 360 Design
BIM 360 Build
BIM 360 Coordinate
BIM 360 Plan
BIM 360 Layout
BIM 360 Ops

Cada um tem o seu papel no desenvolvimento do projeto, sendo o Docs e o Design os mais utilizados atualmente para, respectivamente, a gestão dos documentos de projeto e construção e para o trabalho colaborativo no Revit, Civil 3D ou Plant 3D.

Com essas ferramentas suas equipes trabalharão sempre sob uma verdade única, um modelo exato do seu empreendimento que pode ser visitado a qualquer momento para que se tenha a perfeita imersão no seu projeto, desde a sua concepção até a construção.

Mas não para por aí, pois após a conclusão do empreendimento ainda é possível, nessa mesma plataforma, gerir toda a manutenção dos sistemas com a conectividade de dispositivos móveis e toda a informação agregada em todas as etapas de desenvolvimento do projeto.

A plataforma BIM 360 possui um conjunto completo de ferramentas para o seu projeto, e ainda conta com a possibilidade de integrações externas ou desenvolvimento customizado de soluções com o uso do Autodesk Forge.

Para mais informações, converse com o time de especialistas Brasoftware & Autodesk para tirar todas as suas dúvidas e descobrir como transformar seus processos com a plataforma BIM 360 e seus módulos.



 | Leonardo Gonçalves Fecchio | Especialista de Produtos Autodesk


Entre em contato