Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

BIM: LOD Nível de Desenvolvimento


Adoramos trazer informação do mundo Autodesk e aqui vai mais uma.

O LOD (sigla em inglês de: Level of Development) é uma das principais ferramentas utilizadas na metodologia BIM para definir o grau de desenvolvimento do modelo em cada fase do projeto. Trata-se de um parâmetro que define o nível de informação e precisão que cada elemento deve ter em um modelo BIM, permitindo a coordenação e colaboração entre as equipes envolvidas no projeto.

Os valores do LOD são definidos com base nas necessidades do projeto e devem ser acordados entre as equipes envolvidas, garantindo a consistência do modelo, que os envolvidos estejam trabalhando com as mesmas informações e critérios.

O LOD é composto por uma escala de valores numéricos, que podem variar de acordo com a finalidade do modelo, a fase do projeto e o nível de detalhamento necessário. Os valores mais comuns vão de 100 a 500.

LOD 100

É o nível mais básico, que representa os elementos em sua forma mais simples, sem detalhamento. Nesse nível, os elementos são representados por formas geométricas básicas, como cubos e esferas, e são utilizados apenas para fins de localização e posicionamento.

LOD 200

Nesse nível, os elementos já são representados com mais detalhes e precisão, incluindo informações como tamanho, forma e orientação. É comum utilizar modelos paramétricos para representar os elementos neste nível.

LOD 300

Nesse nível, os elementos são representados com ainda mais detalhes, incluindo informações sobre a fabricação, instalação e manutenção. É neste nível que os projetos começam a se aproximar da fase de construção, com modelos que representam com precisão as dimensões e especificações dos elementos.

LOD 400

Nesse nível, os modelos são utilizados para coordenação e instalação dos elementos, incluindo informações detalhadas sobre a fabricação, montagem e conexões. É neste nível que os modelos BIM são mais utilizados no canteiro de obras.

LOD 500

É o nível mais alto de detalhamento, onde o modelo BIM representa o elemento em sua condição final, com informações sobre sua operação e manutenção. Este nível é utilizado para gestão de ativos e manutenção predial.

Ao definir os valores do LOD para o projeto, é importante se atentar que ele define o nível de informação que será possível extrair do modelo.

Ao ser contratado para executar um projeto em BIM, é importante verificar qual o nível de LOD solicitado pelo contratante, isso definirá até que ponto o modelado deve ser trabalhado e detalhado.

Para saber mais acesse https://forums.autodesk.com/.


Siga-nos nas redes e acompanhe os nossos próximos posts!


 

Autodesk Web Center

Amplie seus conhecimentos sobre as soluções Autodesk

Veja mais

O logo da Autodesk


Entre em contato