Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

BIM: O que é como ele mexe no jeito de projetar ?


Adoramos trazer informação do mundo Autodesk e aqui vai mais uma.

BIM, ou Building Information Modeling, é uma metodologia de trabalho que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil. Trata-se de um processo de modelagem e gerenciamento de informações de uma edificação em um ambiente virtual 3D, que integra diversas disciplinas, desde a concepção do projeto até a fase de construção e manutenção do edifício.

Vamos voltar no tempo e relembrar a evolução da confecção de projetos técnicos. A primeira forma de projetar utilizava os desenhos 2D, o projeto era desenvolvido de forma manual, em pranchetas, a partir de lápis e réguas para a criação dos desenhos. Esse processo era bastante demorado e suscetível a retrabalhos, exigia uma grande habilidade por parte dos projetistas e um controle rigoroso dos processos de revisão e verificação dos desenhos.

Em meados da década de 90, um pouco após a introdução dos computadores pessoais na vida da humanidade, surgiram os softwares CAD (Computer Aided Design), que permitiam a criação de desenhos em 2D de forma digital. Essa tecnologia tornou o processo de projetar mais ágil e eficiente, permitindo a criação de desenhos mais precisos, repetições mais rápidas e a facilidade de realizar correções e atualizações nos projetos.

Nesses dois momentos, estávamos sempre elaborando desenhos 2D, era este o material disponível para clientes e obras. Através de uma série de desenhos 2D, planilhas e controles (todos distintos entre si); cria-se a representação do projeto em sua totalidade.

A metodologia BIM utiliza um modelo digital tridimensional da edificação, todas as informações relacionadas ao projeto são armazenadas e gerenciadas de forma integrada e colaborativa. Com todos estes dados em um único modelo, expandimos as possibilidades do projeto, podemos realizar simulações e análises mais precisas do projeto, identificando possíveis conflitos e problemas antes mesmo da construção.

Fazer adesão a metodologia BIM é aceitar a mudança necessária na forma de pensar, ver e produzir seus projetos. No BIM não se pensa mais em projetos 2D individuais, se pensa em modelo 3D interligados entre todas as equipes envolvidas no projeto, se pensa na qualidade dos dados inseridos, que interfere no trabalho de todos, na vida inteira do projeto.

Temos inúmeras possibilidades de extração de informações do projeto. Que tal dispor de uma imagem renderizada dos ambientes na obra? Que tal apresentar o projeto para o pessoal de obra por um vídeo de percurso virtual? Que tal apresentar o projeto para o cliente final em modo de desenho a mão, pintado de giz?

E contar com as vantagens do processo: maior precisão e qualidade do projeto, melhor comunicação e coordenação entre as equipes, redução de custos e prazos, maior sustentabilidade, facilidade na manutenção e gerenciamento da edificação.

Tudo a partir de um único modelo.

Para aproveitar o máximo do BIM, é necessário investir em capacitação, processos e ferramentas adequados para o uso da metodologia, exige um esforço significativo por parte das empresas e dos profissionais envolvidos na construção. A garantia de melhor projeto e obra supera o esforço, com certeza.



Para saber mais sobre o suporte Autodesk nessa empreitada acesse www.autodesk.com.br/solutions/bim/

Siga-nos nas redes e acompanhe os nossos próximos posts!


 

Autodesk Web Center

Amplie seus conhecimentos sobre as soluções Autodesk

Veja mais
O logo da Autodesk


Entre em contato