Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

BIM: 10Ds, como a Autodesk apoia ?


Adoramos trazer informação do mundo Autodesk e aqui vai mais uma.

BIM, ou Building Information Modeling, é uma metodologia de trabalho do mercado da construção civil. Trata-se de um processo de modelagem e gerenciamento de informações de uma edificação em um ambiente virtual 3D, que integra diversas disciplinas, desde a concepção do projeto até a fase de construção e manutenção do edifício.

Dentre as várias partes do BIM, uma é a dos chamados 10Ds, sobre as dimensões alcançadas pela metodologia BIM. Criado pelo professor Ignasi Pérez Arnal, a Teoria dos 10Ds do BIM se refere a diferentes tipos de dados que devem ser inseridos no modelo para que ele possa ser utilizado de forma eficiente e atinja o objetivo da metodologia BIM: modelo virtual de um edifício que contempla da etapa de criação até a manutenção.

1D

Etapa

Modelagem - Protocolos

Objetivo

Aqui estão contemplados os protocolos, contratos ou até mesmo leis que gerem o uso do BIM, eu uma corporação ou governo.

Autodesk apoia com:

Revit
2D

Etapa

Modelagem - Fluxos

Objetivo

É preciso sensibilizar a todos os envolvidos que as informações inseridas no projeto são utilizadas por todos no processo. Como as informações serão compartilhadas, qual o fluxo? O 2D compreende esta etapa..

Autodesk apoia com:

Revit e Autodesk Construction Cloud
3D

Etapa

Modelagem - Projeto

Objetivo

Aqui contemplamos a modelagem do projeto! Estudo de massa, modelagem de espaços, acabamentos, informação dos itens para a edificação, estudos de sustentabilidade, identificação de conflitos... Tudo sobre a modelagem do projeto no seu total.

Autodesk apoia com:

Revit, Civil 3D, AutoCAD, Infraworks, ReCap Pro e 3Ds Max
4D

Etapa

Cronograma

Objetivo

A 4ª dimensão sempre se trata de tempo, aqui também. Vamos criar o cronograma de obra, o famoso gráfico de Gantt entra no processo, o que será feito e qual o tempo em que será feito.

Autodesk apoia com:

Navisworks
5D

Etapa

Orçamento

Objetivo

Nesta etapa, vinculamos e 4D com custos, qual o cronograma de caixa para obra. Os custos totais e qual o custo necessário para realizar cada etapa do projeto.

Autodesk apoia com:

Autodesk Construction Cloud
6D

Etapa

Sustentabilidade

Objetivo

Eficiência energética, melhor performance da operação do edifício, com um modelo em BIM fica fácil criar estudos e mais estudos, melhorar todos os pontos necessários e alcançar a certificação que você desejar.

Autodesk apoia com:

Revit e Insights
7D

Etapa

Gestão das Instalações

Objetivo

O objetivo no 7D é tratar as instalações da obra desde o projeto com foco na manutenção do edifício. O maior impacto das instalações ocorre durante o ciclo de vida do projeto.

Autodesk apoia com:

Autodesk Construction Cloud
8D

Etapa

Segurança

Objetivo

O período de obra da edificação tem uma série de riscos envolvidos. Nesta etapa tratamos de Acidente Zero, o que é necessário pra garantir a integridade de todos na edificação, durante projeto, obra e manutenção.

Autodesk apoia com:

Autodesk Construction Cloud
9D

Etapa

Lean Construction

Objetivo

Vamos analisar e organizar o projeto BIM com base na metodologia Lean, o objetivo dessa metodologia é evitar desperdício (tempo, verba, mão de obra, etc).

Autodesk apoia com:

Navisworks
10D

Etapa

Construção Industrializada

Objetivo

Aqui vamos diminuir as tarefas artesanais e privilegiar processos industrializados. Diminuir imperfeições e garantir que as tarefas sejam realizadas iguais, como uma indústria, o máximo possível.

Autodesk apoia com:

Navisworks

Conte com a Brasoftware para conhecer mais dos programas Autodesk e como podem ajudar seu processo de projeto.


Siga-nos nas redes e acompanhe os nossos próximos posts!


 

Autodesk Web Center

Amplie seus conhecimentos sobre as soluções Autodesk

Veja mais

O logo da Autodesk


Entre em contato