Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Design Generativo e Vehicle Tracking - Como utilizar ambos para melhor disposição e viabilidade.


Adoramos trazer informação do mundo Autodesk e aqui vai mais uma.

Nos últimos anos, o design generativo e a simulação de tráfego veicular têm se tornado áreas de interesse crescente no campo da arquitetura, engenharia e construção e também manufatura. O Autodesk Revit, um software líder em modelagem de informações de construção (BIM), e o Vehicle Tracking, um software especializado em análise de tráfego, são ferramentas poderosas que, quando combinadas, proporcionam oportunidades significativas para projetos de infraestrutura eficientes e otimizados. Neste artigo, exploraremos o design generativo no Revit e seu uso em conjunto com o Vehicle Tracking, destacando os benefícios e possibilidades dessa combinação.

O design generativo é um processo de projeto que usa algoritmos e inteligência artificial para gerar soluções de projeto com base em parâmetros definidos pelo usuário, como comentado em um artigo do nosso blog recentemente. Ao estabelecer restrições e objetivos, o software pode criar automaticamente várias opções de projeto, permitindo que os projetistas explorem uma ampla gama de soluções em um curto período de tempo. No contexto do Revit, embora o software não tenha recursos nativos de design generativo, é possível utilizar plugins ou aplicativos de terceiros para adicionar essa funcionalidade.


Já o Vehicle Tracking é um software desenvolvido pela Autodesk que permite aos projetistas simular e analisar o comportamento e o desempenho de veículos em projetos de infraestrutura. Ele oferece ferramentas avançadas para modelar vias, rotatórias, estacionamentos e outros elementos de tráfego, permitindo que os profissionais visualizem o movimento dos veículos, identifiquem possíveis conflitos e otimizem o layout para uma melhor eficiência.


Ao combinar os dois, o poder do design generativo no Revit com as capacidades de simulação do Vehicle Tracking, os projetistas podem obter uma abordagem mais especifica para o projeto de infraestrutura. O processo começa no Revit (em conjunto com o Dynamo), onde os parâmetros de projeto e restrições são definidos e é possível explorar diversas alternativas de projeto de forma automatizada.

Uma vez que as soluções de design generativo são geradas no Revit, elas podem ser exportadas para o Vehicle Tracking para análise de tráfego veicular. Com essa integração, os projetistas podem avaliar como as diferentes opções de design influenciam o fluxo de veículos, identificar gargalos, analisar a segurança viária e otimizar o projeto para maximizar a eficiência.

A combinação do design generativo no Revit com o Vehicle Tracking traz uma série de benefícios e possibilidades para os projetos de infraestrutura. Alguns dos principais pontos incluem:

Exploração rápida de soluções: O design generativo permite que os projetistas gerem uma variedade de opções de projeto em um curto período de tempo, acelerando o processo de design e permitindo uma avaliação mais completa das alternativas.

Otimização do layout: Ao simular o tráfego veicular no Vehicle Tracking, os projetistas podem identificar problemas de circulação, conflitos e gargalos e realizar ajustes no layout para melhorar a eficiência e a segurança.

Análise de impacto: A combinação dessas ferramentas permite uma análise abrangente do impacto das decisões de projeto na circulação de veículos, ajudando a evitar problemas futuros e a tomar decisões mais informadas.

Eficiência energética: A otimização do layout com base na simulação de tráfego pode levar a soluções mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de carbono, contribuindo para projetos mais sustentáveis.

O design generativo no Revit em conjunto com o Vehicle Tracking oferece uma abordagem inovadora para projetos de infraestrutura eficientes. A integração dessas ferramentas permite que os projetistas explorem uma ampla gama de soluções de projeto e analisem seu impacto no tráfego veicular. Com essa abordagem, é possível otimizar o layout, melhorar a circulação de veículos e criar projetos mais eficientes e sustentáveis. À medida que as tecnologias avançam, espera-se que a combinação do design generativo com a simulação de tráfego desempenhe um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de infraestruturas inteligentes e adaptáveis.


Para saber mais informações acesse: www.help.autodesk.com/


Siga-nos nas redes e acompanhe os nossos próximos posts!


 

Autodesk Web Center

Amplie seus conhecimentos sobre as soluções Autodesk

Veja mais

O logo da Autodesk


Entre em contato