Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Autodesk Brazil Summit 2022


Nos dias 17,18 e 19 de maio a Autodesk em parceria com a PARS reuniu todos os seus parceiros para proporcionar o “Autodesk Brazil channel summit 2022” neste evento, nos foi apresentado diversos insights de vendas e principalmente como podemos oferecer um valor maior para os nossos clientes através da digitalização. Os ótimos resultados dos anos anteriores foram revelados e foi possível vislumbrar o que é esperado no futuro próximo. Ficou evidente o capricho e excelência que a Autodesk colocou neste evento, trazendo um grande valor a todos que estiveram presentes. No palco houve uma apresentação de novos parceiros Autodesk demonstrando suas tecnologias, que em conjunto com as ferramentas Autodesk, irão trazer ganhos relevantes aos projetos.

Abaixo trarei um breve resumo do que nos foi apresentado:


Orçafasciu

O CEO da Orçafasciu, Antonio Armando Barrau Fasciu, subiu ao palco para apresentar o “Orçafasciu” e levantou uma questão muito relevante, estamos realmente executando os orçamentos da maneira correta? De modo que possamos enxergar nossos custos corretamente, os desperdícios, e principalmente como podemos reduzir nossos custos a partir do uso do software Orçafasciu em conjunto com a metodologia BIM. Com uma apresentação descontraída e objetiva, ficou claro como o software tem uma estrutura robusta para atender toda a demanda de orçamento, o Orçafasciu já conta por exemplo, com a integração de diversas tabelas de preços do Brasil como, SINAP, SICRO, SBC dentre outras, há ferramentas de planejamento, como o controle sobre os prazos estipulados, analise de desempenho entre o estipulado e o orçado, definição de ordem de atividades. Porém nesta apresentação o que nos chamou a atenção foi o seu módulo OrçaBIM, que é o seu plugin para o Revit, com este módulo conseguimos extrair as informações do modelo Revit sejam arquitetônicos, estruturais ou complementares, de forma colaborativa, sem perdas de informações e com integração total aos bancos de dados citados acima. Nos surpreendeu o fato de haver uma sinergia tão grande com os produtos Autodesk, tanto o Revit quanto o Civil 3D já contam com essas diversas funcionalidades de integração, que vão de fato trazer ganhos substanciais aos projetos, esta parceria entre a gigante Americana e uma empresa Brasileira nos mostra o quão relevante o Brasil é para o mercado global, é realmente gratificante ver um produto totalmente nacional ser mostrar tão inovador.


Matterport

Outro parceiro a subir no palco foi a Matterport, desta vez uma parceria totalmente americana, mas que demonstrou um produto totalmente inovador e novamente integrado com os principais produtos Autodesk. A Matterport conta com equipamentos e softwares voltados para a captura da realidade, mas em sua demonstração ficou claro que com seu ecossistema, este processo de captura se torna muito mais fácil, com seus equipamentos próprios para essa captura, que contam com mais de 100 Mpx e trazem todos os detalhes do ambiente em questão de horas, a exemplo disto a Matterport nos surpreendeu e demonstrou todo este processo, feito no mesmo hotel em que estávamos hospedados, tudo capturado 40 min antes da apresentação, a riqueza de detalhes e principalmente a praticidade do processo impressiona, foi possível vislumbrar como designers, arquitetos e engenheiros podem refletir o estado atual de um empreendimento para o mundo virtual, de maneira mais ágil, fácil e com maior economia financeira. Porém a interoperabilidade com o Revit foi o ponto alto da apresentação, com este workflow o modelo capturado para o Revit, separa cada elemento capturado e consegue transformar todo o ambiente capturado em pranchas 2D separando-os por seus níveis de maneira automática. Um projeto As-Built de um empreendimento por exemplo, será muito mais fácil e econômico de ser executado com o uso destas ferramentas em conjunto. A Autodesk demonstrou que investe e acredita em seus parceiros, e com certeza toda a comunidade se beneficia com isso.



 


Entre em contato