Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Um jeito fácil de comparar alterações em seus projetos AutoCAD – utilizando as cores!


Ainda hoje o AutoCAD é uma ferramenta poderosíssima de desenhos, muito utilizada por profissionais da área de Engenharia, Arquitetura e Design de Interiores. Por ser um dos softwares mais famosos do mundo a Autodesk está sempre em busca de inovar e criar ferramentas para melhorar o fluxo de trabalho das pessoas que o utilizam, são cerca de 10 ferramentas novas e melhorias todo ano.

Algumas ferramentas são pouquíssimas utilizadas e na maioria das vezes trabalhamos em modo automático utilizando as ferramentas que conhecemos. Sempre existirá alguém que irá te mostrar “um jeito mais fácil” de fazer algum fluxo. Esse artigo tem como objetivo diminuir o seu tempo em revisões de projetos e comparação a olho nu (que geralmente são muito utilizadas) para revisões de projeto automatizadas.

Quando temos uma revisão de projetos abrimos cada uma em uma tela para identificar qual foi a alteração que aquela folha sofreu, muitas vezes temos essa alteração formalizada no carimbo do projeto, e mesmo assim não ajuda. Imagine se você conseguisse ter um histórico de revisão do projeto, saber que esse projeto está realmente na revisão atual e identificar facilmente com cores a alteração que foi feita? Seria um mundo perfeito?

Pois a Autodesk tornou esse mundo perfeito em realidade com a versão 2021 do AutoCAD. Nessa versão foi incluída o “Histórico de Projeto” que funciona perfeitamente quando você trabalha com alguma ferramenta na nuvem, seja ela o OneDrive, Dropbox, Box ou o Autodesk Docs. Toda vez que você cria uma revisão do projeto as anteriores são salvas automaticamente para comparação futura.

Dentro dessa ferramenta temos opções de controle e filtro, que te permite filtrar: por data, nome do usuario ou um tempo de revisão entre os aquivos.

Essa opção está disponível na aba View, do lado direito temos a opção de histórico e do lado esquerdo a opção de comparação.

Na opção de comparação podemos comparar um projeto do histórico ou um projeto que você tenha no seu computador. A comparação com cores segue a seguinte dinâmica: no local onde houve alteração aparecerá uma nuvem de revisão, dentro da nuvem, destacado nas cores vermelho e verde, você visualizará a alteração. (As cores podem ser alteradas).



Para mais informações sobre comparação de revisões e histórico de projeto acessem os links:




 


Entre em contato