Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Palavra do Especialista: Saiba como ganhar agilidade na proteção de dados


O novo normal é digitalmente conectado. E isso já nem é tão novo. Para as empresas, isso traz produtividade, colaboração e acelera os negócios. Mas as transações corporativas digitais trazem consigo riscos importantes para a segurança das informações. Proteger, gerenciar e cuidar dos dados que circulam dentro e fora de uma empresa é fundamental.

Segundo Igor Scarpa, especialista Brasoftware em soluções de segurança e disponibilidade: “Todos os negócios estão sujeitos à perda de dados em suas operações por motivos diversos, seja por queda ou picos de energia, por intercorrência/riscos, ou até por ataques cibernéticos maliciosos. E é essencial proteger e evitar que se percam os dados corporativos que são tão importantes para os negócios. São dados envolvidos na gestão de trâmites jurídicos, nas operações de compra e venda, no fluxo de informações que monitoram o desempenho gerencial, nos registros da sua história, nos logs de atividades já praticadas por suas equipes, ou ainda nos fluxos de dados de seus colaboradores, clientes e fornecedores.”

Não importa o tamanho da sua empresa, é necessário que os times de tecnologia contem com as soluções mais assertivas para controlar, acompanhar e, caso necessário, recuperar os dados, evitando prejuízos à produtividade e à imagem dos negócios.

Rafael Cerqueira, executivo de soluções Arcserve, enfatiza alguns diferenciais “A Arcserve é parceira da Brasoftware há mais de 15 anos, e uma das maiores empresas de proteção e armazenamento de dados do mundo, focada na oferta de soluções para proteger os dados da sua empresa de forma descomplicada. Umas das ferramentas mais conhecidas é o UDP (Arcserve Unified Data Protection), que busca unificar e simplificar a gestão de backups de dados em uma plataforma centralizada, contando com um painel de gestão único, que permite consolidar a visualização e as otimizações a partir de qualquer navegador e até de forma remota. Estudos indicam que as empresas têm até 5 ferramentas para a gestão de seus backups, o que gera uma grande ineficiência. A solução Arcserve UDP otimiza muito esse processo.”

Arcserve UDP: Entenda o que sua organização pode evoluir na gestão de dados

A Arcserve desenvolve seus backups com base em tecnologia por imagem, chamada Snapshot. De forma simplificada, é como se a tecnologia produzisse fotos momentâneas dos dados nos ambientes físicos ou virtuais dos clientes, armazenando aquela informação de forma segura e protegida.

Os dados armazenados estarão disponíveis sempre que necessário de forma ágil e com baixo consumo de banda, porque os ciclos de backup atuam com grande capacidade de compactação, atualizando apenas as informações novas nas “fotos”, evitando duplicidades e alocação de espaço de armazenagem sem necessidade.

Além disso, o Arcserve UDP conta com a exclusiva solução Assured Recovery, que permite reduzir o prazo de indisponibilidade por testar continuamente as máquinas de backup, monitorando o intervalo de tempo dos backups e comparando com os tempos de tolerância para riscos. Os testes geram relatórios que sinalizam de forma clara o risco dos negócios de acordo com o SLA, com os níveis de tolerância para cada perfil de risco, tipo de dado ou aplicação. Os relatórios, por sua vez, trazem informações chaves para que os líderes de TI possam agir de forma consistente em seus planos de mitigação de riscos.

Benefícios do Arcserve UDP

  • Menor custo de banda
  • Maior velocidade
  • Maior frequência no intervalo de captação dos dados
  • Simples de usar
  • preço acessível para diferentes tipos de empresas

História de sucesso

A Simpress é uma empresa com cerca de 20 anos de presença no mercado brasileiro de outsourcing de equipamentos e soluções. Atuando de forma autônoma, a empresa garante total segurança aos clientes que confiam seus dados, muitas vezes confidenciais.

Afinal, imprimir trabalhos de terceiros envolve em alguns momentos a manipulação de dados sensíveis, e a preocupação com a segurança dessas informações é uma das principais prioridades da Simpress. A empresa procurou a Brasoftware porque a solução adotada anteriormente já não atendia mais as necessidades geradas pelo seu expressivo crescimento. O plano anterior de backup rodava de forma muito lenta para o grande volume de dados recebidos, dados que tinham que ser armazenados de forma eficiente e com total segurança. Com o apoio consultivo da Brasoftware, a Simpress migrou suas operações para o Arcserve Unified Data Protection (UDP).

“Uma das principais necessidades da Simpress era a periodicidade e o tempo gasto para fazer o backup de seus sistemas - com a solução antiga, eram necessárias cerca de 33 horas, de forma que a operação só era feita nos finais de semana. Entendendo o cenário, aconselhamos a Simpress um projeto de migração para o Acserve UDP, que conseguiria endereçar os novos desafios e ainda, garantir o mais elevado nível de segurança e disponibilidade da base”, diz Stefano Marques, executivo de produtos da Brasoftware.

A solução da Arcserve aliou proteção de seus dados com alta disponibilidade e entregou para a Simpress uma maior agilidade aos processos de backup com total segurança, além de oferecer uma abordagem que vai muito além da proteção e prioriza a alta disponibilidade dos dados. “O fator mais decisivo na escolha pela Arcserve foi a leitura correta de nossas necessidades. A solução que adotamos vai além da importante preocupação com a proteção de dados e abrange a não menos vital questão da rápida disponibilidade de dados no caso de um acidente” Carlos Pulici, Diretor de Operações da Simpress.



 


Entre em contato