Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

A diferença entre assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais


O “novo normal” vivenciado em 2020, realçou e fortaleceu tecnologias já existentes que se mostram cada dia mais essenciais no dia a dia das mais diversas atividades.

Quem nunca esperou ansiosamente pelo momento onde não precisaríamos mais esperar dias ou semanas para a chegada de um documento importante para assinatura?

Ou, quantos documentos já precisaram ser refeitos por conter erros, sejam nos dados, ou em assinaturas em locais errados, ou ausência de assinaturas obrigatórias? E as filas e o tempo esperado nos cartórios para autenticar as assinaturas?

Todos esses processos morosos hoje podem ser evitados graças às tecnologias, que são constantemente aprimoradas para trazer praticidade a seus usuários.

Certamente você já ouviu falar de assinaturas eletrônicas e digitais, mas qual é a diferença entre elas?

Ambos os tipos ajudam com a conveniência da facilidade e velocidade de ter um documento, proposta, contrato, termo de uso, ou qualquer tipo de acordo concluído.

Toda confirmação de identidade feita de forma eletrônica consiste numa assinatura eletrônica: quando você se cadastra em um site, e precisa confirmar seu cadastro clicando no link recebido via e-mail, isso é uma assinatura eletrônica. Quando você confirma que é você, digitando os números recebidos por SMS no seu celular, também é uma assinatura eletrônica.

Assinaturas eletrônicas são rápidas, simples, e aceitas em quase todos os tipos de documentos. Você clica, assina - de qualquer lugar, com qualquer dispositivo (smartphone, tablet, desktop, notebook) e pronto: seu documento assinado estará disponível para todas as partes em questão de segundos.

Já as assinaturas digitais são usadas quando é necessário aumentar a segurança e confiabilidade da identidade do signatário. São o modo mais avançado e mais seguro de assinatura eletrônica existente, respondendo aos mais altos padrões de verificação de identidade, segurança e compliance.


Para assinar digitalmente, é necessário possuir um Certificado Digital, conhecido como E-CPF ou E-CNPJ, que é emitido por uma Autoridade Certificadora (que podem ser comparadas à função que os cartórios exercem). Esses certificados trazem as informações da identidade do signatário de forma criptografada, e quando assinam um documento, essas informações são vinculadas com um selo à prova de violação.

Assinatura Eletrônica: rápido e simples.
Assinatura Digital: mais alto nível de segurança e conformidade.


Quer saber mais sobre nossas soluções para assinaturas eletrônicas e digitais ? Entre em contato: adobe@brasoftware.com.br



  Escritor por: Erica Dal Bello | Especialista de produtos Adobe


Entre em contato