Blog Brasoftware

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia.

Para que LISP se existe MACRO? Automatize comandos no AutoCAD!


É inegável o avanço na produção de projetos que o AutoCAD versão R14 trouxe para o mundo. A primeira versão do AutoCAD para Windows, lançada em 1998 trouxe a clássica forma de projetar via computador, ferramentas de pan e zoom que até hoje são ostensivamente usadas.

Na incrível versão 2000i, lançada em 2000, o AutoCAD trouxe comandos que incorporavam a internet ao programa, um marco. Todos os anos vemos versões novas do software, nova interface, barra de comandos e possibilidades de uso.

Reconhecemos o valor dos treinamentos em software disponíveis no mercado, mas consideramos ainda mais aquelas dicas cochichadas de uma mesa para outra, do cara mais experiente para as pessoas da nova geração, aquele macete que só aprendemos na prática, na linha de frente mesmo.

É este artigo é sobre isso, macetes que passam desapercebidos entre uma atualização e outra do AutoCAD, aquele comando que a gente pede aos deuses. Será que você já foi ouvido e o comando está aí na tela e você não percebeu? Listamos aqui 20 comandos que podem salvar muitas horas de trabalho, vamos falar hoje sobre o comando ACTION RECORD.

Comum no mercado, temos as LISP: rotinas de projeto gravadas em uma programação fechada, desenvolvidas em linguagem de programação. As rotinas LISP auxiliam os projetistas com as atividades repetitivas. Essas atividades são gravadas, por assim dizer, num roteiro, que pode ou não aceitar dados variáveis de cada projeto. Ao executar a LISP, o projetista tem parte do projeto resolvido, de forma automática.

Simplificando, se você no seu escritório, por qualquer motivo, executa sempre uma ação repetida, poderia contratar alguém para escrever essa repetição numa LISP e salvar seu tempo.

Vamos exemplificar: você é um projetista de arquitetura e sempre recebe o projeto de estrutura numa escala diferente da sua, com os layers diferentes do que você precisa para continuar o projeto. Então você fica ali um bom tempo na frente do computador só arrumando isso, escala e layers. Sempre, uma ou mais vezes por semana.

Disponível desde a versão AutoCAD 2017, o comando Action Record vai resolver isso para você. Sem linguagem de programação, basta você gravar a execução dos comandos, isso mesmo, gravar! Vá até a aba Manage, no sub menu Action Record acione o Record.

Você verá uma bolota vermelha junto ao cursor, todos os comandos que você executar agora será registrado numa lista de ações.


Faça tudo o que você precisar, quando acabar é só clicar em Stop, o AutoCAD vai pedir para você salvar o que ele chama de MACRO, dê um nome para sua Macro, ela ficará salva nesta mesma aba do AutoCAD.

Assim que você receber um novo arquivo que precisa do mesmo tratamento, abra o arquivo, vá na sessão do Action Record, selecione a macro que você fez e dê o comando Play, pronto, alterações realizadas!

Para saber mais acesse aqui.




 


Entre em contato